As mais antigas representações de instrumentos quadrados que se conhecem datam de cerca de 2000 AC (Egipto Antigo e Mesopotâmia) depois temos de avançar quase 3000 anos até a primeira iconografia conhecida na Península Ibérica (séc. X).
Ora, 3000 anos é muito tempo. A existência de instrumentos quadrados nas zonas do actual Irão, Iraque, Egipto, Marrocos e na Península indicam-nos uma área geográfica muito extensa. 3000 anos e um território tão vasto são duas variáveis que multiplicam exponencialmente os acontecimentos históricos, povos, culturas, guerras, invasões, migrações, relações comerciais, etc… Que nos torna muito difícil estabelecer de onde vieram os instrumentos quadrados, antepassados do adufe, e qual a sua origem.
Em relação à origem do adufe, podemos concluir que não é um instrumento árabe, uma vez que os seus antepassados quandrangulares já aparecem representados nestes territórios muito antes da expansão islâmica.
Terão sido mesmo os árabes a trazê-lo durante as invasões a partir do séc. VIII?
Este tema levantas muitas questões às quais não sei responder, por serem muito abrangentes em termos de áreas do Saber, mas que foram aparecendo ao longo do percurso. Tais como:
Não é possível que já existissem frame drums quadrangulares bimembranofones na Península e que estes possam ter ganho uma nova designação a partir da presença islâmica?
Em que assenta a tese de que os árabes trouxeram o adufe para a Península? Na associação das invasões islâmicas com a existência de instrumentos quadrangulares no Norte de África?
Os instrumentos quadrados aparecem no Egipto e Mesopotâmia cerca 2000 AC. Muito antes da presença árabe. Como só chegaram à Península a partir das invasões no séc. VIII sendo conhecidos historicamente os fluxos demográficos no Mediterrâneo e Próximo Oriente?
Quem são estes árabes? Berberes, persas, árabes, almorávidas, almóadas, omíadas? Porque é que sendo um instrumento árabe trazido para a península é tão referido nas três religiões abraâmicas e não só na islâmica?


O duff marroquino é bastante mais pequeno que o adufe português. Que adufe foi trazido pelos árabes e como evoluiu? Será que o adufe tem origem no duff marroquino? Como se passou de um instrumento masculino no Norte de África para um instrumento feminino na Península Ibérica? Onde se toca actualmente este instrumento quadrangular no Norte de África?


Porque é sendo o império árabe tão extenso, só encontramos frame drums quadrangulares actualmente na Península Ibérica e em Marrocos? Como instrumento árabe que se supõe como passou a ocupar os pórticos dos templos católicos?

A raíz da palavra e a origem do instrumento podem estar a ser confundidas. Não obstante o termo adufe ter origem na assimilação da expressão árabe al-duff (o tambor) na Península Ibérica, não é claro que tenham sido estes a introduzir o instrumento (ver a obra de Molina).