Parte I: Iniciação
Introdução
“O Método de Adufe é um projecto que tem vindo a ser construído ao longo dos últimos 12 anos de dedicação ao Adufe.
Tem sido um percurso lento, mas extremamente frutífero, assente no estudo, compreensão, experimentação, descoberta, conhecimento, inovação e partilha.
Olha para o Adufe como instrumento de percussão, que tal como qualquer instrumento musical, tem uma técnica e uma linguagem próprias, que importa conhecer, aprender, praticar persistentemente e dominar.
Esta Parte I – Iniciação é uma ferramenta de trabalho para quem quer começar a tocar adufe. Compilei aqui os conteúdos que fui criando para os desafios pedagógicos que os participantes nos meus workshops, formações e aulas online me colocaram (a quem desde já agradeço todo o entusiasmo e apoio! De 2012 a 2022 foram 10 anos, 100 workshops, 1000 participantes.)
Os exercícios que proponho partem da linguagem e da técnica tradicional, procurando dar a conhecer os conceitos, técnicas e sons básicos do adufe.
Optei pela escrita musical convencional, acompanhada das sílabas rítmicas indianas e da indicação das mãos, em inglês (R ou L). Aconselho a utilização do metrónomo para vos auxiliar na vossa prática.
Agradeço de coração a todas as Adufeiras e Artesãos que transportaram esta preciosa Tradição até aos nossos dias e que generosamente a partilharam comigo.
Que este manual nos faça ir às aldeias de Idanha e do Paúl desfrutar do Saber destas pessoas e nos faça valorizar a nossa Cultura e Identidade, levando o Adufe para o futuro.
Os conteúdos deste Método são complementados com as informações constantes no meu website adufes.com e nos vídeos do meu canal no Youtube.
Podem também assistir aos vídeos explicativos de cada exercício no link do meu website.”

Preço 13.5€
(Depois de preencherem o formulário irão receber um email com os dados de pagamento de ruisilvaperc@gmail.com. Vejam nos dias seguintes se não foi para o spam.)
Método de Adufe, Parte I – Iniciação: disponível em tutoriais vídeo!
Tutoriais sobre como aprender adufe a partir do meu Método de Adufe – Parte I Iniciação.
Nestes vídeos abordo todos os conteúdos do livro e demonstro como praticar cada exercício.
Partilho ainda muitas outras informações complementares sobre a técnica, a linguagem tradicional, histórias, episódios, vivências… que ajudam a compreender melhor o adufe e a sua Tradição.
Os vídeos são em português, duram entre 8 e 13 minutos cada e têm um custo de aluguer simbólico por 30 dias.
Parte II – Intermédio

Preço 13.5€
(Depois de preencherem o formulário irão receber um email com os dados de pagamento de ruisilvaperc@gmail.com. Vejam nos dias seguintes se não foi para o spam.)
Introdução
“O Método de Adufe – parte II Intermédio é uma ferramenta de trabalho para quem já domina a técnica e a linguagem tradicional e quer lançar-se no que chamo de Adufe Moderno.
Esta expressão nasceu da hipótese formulada há 10 anos, durante a realização do mestrado com o tema “Al-duff: bases para a aplicação das técnicas de frame drums mediterrânicos ao adufe, séc. XXI adentro.” (ESMUC/UAB, Barcelona, 2012): pode o adufe ser expandido na sua execução e linguagem para além do contexto tradicional? E em que direcção?
Nesta II parte do Método de Adufe encontram a minha proposta desta nova linguagem técnica de adufe (Rudimentos de Adufe), onde as duas mãos passam ter um papel mais equivalente na execução, tocam ambas todos os sons e os dedos passam a ser usados individualmente, ao contrário do que acontece na técnica tradicional portuguesa (ver parte I do Método de Adufe).
Aos sons básicos tradicionais (Dum, Ki e Tá) juntam-se mais dois: Pá e Snap (estalar os dedos). À execução tradicional são igualmente adicionadas novas formas de segurar/apoiar o adufe e novas dinâmicas de movimento.
Esta II Parte – Intermédio do Método de Adufe é mais exigente em termos de estudo e de tempo necessário para atingir os objectivos. É indispensável o uso do metrónomo para uma evolução técnica consistente e progressiva.
Sem dúvida que esta evolução performativa só foi possível graças às inovações na construção do adufe e às suas características actuais: sistema de afinação, estrutura de espessura assimétrica, maior sustentação de som, maior gama dinâmica, mais definição e clareza nos diversos golpes, menos peso, dimensões mais ergonómicas, possibilidade de escolher as soalhas interiores e a sua quantidade.
Agora que a técnica moderna está mais clara e definida, o próximo passo é a aplicação desta nova linguagem na composição de pequenas peças didácticas, a solo ou de conjunto, e obras com um carácter artístico e percussivo mais erudito.
Os conteúdos deste Método são complementados com as informações constantes no meu website adufes.com e nos vídeos do meu canal no Youtube.”
Follow me