Inovação no ensino do adufe

Para além do desenvolvimento do adufe enquanto instrumento, desenvolvi igualmente um método de ensino de adufe absolutamente inovador e actual, onde os alunos podem aprender facilmente as técnicas de execução básicas, os ritmos e as cantigas de adufe.

Esta nova metodologia, que não requer experiência musical prévia, é inspirada nas metodologias de ensino de outros frame drums, nas sílabas do sistema rítmico indiano e em exercícios de coordenação psico-motora.

Nos últimos anos já orientei cerca de 75 formações em Portugal e no estrangeiro, para mais de 750 participantes, que em poucas sessões conseguem, de facto, tocar adufe e cantar algumas cantigas do repertório tradicional.

Para além de aprenderem a tocar adufe, os participantes dos cursos e workshops ficam familiarizados com o que de mais actual se faz em termos de ensino, linguagem rítmica e musical nos mais importantes festivais de frame drums do mundo.


Primeiro curso de adufe em Monsanto, Idanha-a-Nova

Em Novembro de 2018, co-organizei com “O Corvo e a Raposa” Associação Cultural, o primeiro curso de adufe em Monsanto, Idanha-a-Nova (Cidade da Música da Unesco).

Este curso inédito proporcionou aos participantes uma experiência de aprendizagem única e complementar. Para além de Adufe Moderno, tivemos como convidadas muito especiais as Adufeiras de Monsanto.

Ó são tão lindos. #adufe #adufesruisilva

Geplaatst door Adufes Rui Silva op Zaterdag 10 november 2018

O curso foi um sucesso a vários níveis. Estiveram presentes cerca de 35 participantes de Portugal, Espanha, Alemanha, França (residente em Idanha), Holanda (residente em Idanha) e Japão (residente em Espanha).

Follow me