Exercícios para “tratar o adufe por tu”

Nível básico:

Nível intermédio:

Nível avançado

Aqui podem encontrar uma lista de exercícios criados por mim, que resumem o trabalho de exploração de novas técnicas e de uma possível linguagem “moderna”. Esta abordagem tem uma forte componente pedagógica, já que pretende dar ferramentas às adufeiras e adufeiros para que possam aprender novas técnicas de execução.

Tem também um lado musical e artístico pessoal, porque é uma “linguagem” que eu próprio uso para praticar, quer do ponto de vista físico (destreza, qualidade som, diversidade de golpes…) quer intelectual.

Interessa-me muito a compreensão do ritmo, da frase musical, da forma e da estrutura através das sílabas, que aqui aparecem adaptadas a partir do sistema ritmo indiano.

Nos exercícios abaixo, pretendo também ilustrar noções musicais básicas de compasso (ciclo), padrão rítmico, pulsação, proporcionalidade, divisão, subdivisão, quantidade, etc.

Os exercícios são para ser aprendidos de memória, se possível, e podem ser reinterpretados na sua forma ou estrutura, livremente.

Apesar de parecerem “coisas muito estranhas” de se fazer num adufe, são pensados para que a técnica tradicional e os ritmos tradicionais sejam compreendidos e aprendidos facilmente.

Trata-se de uma linguagem nova, para o desenvolvimento técnico e musical.

Cada exercício é acompanhado de vídeos demonstrativos e transcrições em linguagem musical convencional e silábica.

Para saber conceitos básicos sobre uma primeira abordagem ao adufe ver também, clicar aqui.

Follow me