A sistematização de uma proposta de pedagogia do adufe, enquanto instrumento musical, tem sido uma das principais linhas do meu projecto.

Na minha abordagem, aprender a tocar adufe é como aprender qualquer outro instrumento musical: piano, violino, guitarra, um trompete, etc. Exige estudo e domínio das várias técnicas de execução, busca de qualidade do sonora, compreensão dos recursos dinâmicos, expressivos e tímbricos do instrumento, conhecer o repertório, ouvir os principais intérpretes, etc.

Não se trata jamais de substituir a transmissão oral tradicional por uma metodologia formal, pelo contrário. A complementaridade entre ambas é uma experiência única e realmente enriquecedora.

Aprender directamente com as Adufeiras e Artesãos da Idanha e do Paúl é um privilégio que enraíza e dá lastro à exploração de novas técnicas e linguagens musicais.

Neste momento, quem quiser aprender adufe seguindo a minha metodologia pode fazê-lo através das aulas presenciais (Férias com Adufe, na ilha do Pico ou proximamente na Festa do Adufe), através do Curso Online (com dois níveis: Iniciação e Intermédio), através do livro Método de Adufe e dos tutoriais.

Férias com adufe

Na ilha do Pico, Açores. Alojamento e formação incluídos, condições sob consulta.

A Ilha do Pico nos Açores é um destino de Natureza de excelência. Proporciona inúmeras actividades ao ar livre (whale watching, subida à Montanha do Pico, percursos pedestres, desportos de natureza, passeios de barco, mergulho, visita a grutas vulcânicas, etc.). É também o lugar ideal para descansar e sair do ritmo quotidiano. Oferece silêncio, tranquilidade e ar puro.

É rica em património histórico e arquitectónico (as vinhas do Pico são Património da Humanidade UNESCO), para além de uma cultura local e tradições muito características (como as Festas do Espírito Santo, as regatas em botes baleeiros ou os bailes de chamarrita).

Follow me