Sinopse

Esta segunda edição do Curso de Adufe ONLINE, em formato extensivo, pretende dar continuidade ao sucesso da primeira edição, em termos de participação, evolução dos alunos e da metodologia de ensino.

Será dividido em duas turmas uma de PRINCIPIANTES e outra de nível INTERMÉDIO, com conteúdos adaptados ao ritmo de cada grupo.

Cada sessão será estruturada seguindo o modelo abaixo:

  • Estudo técnico – exercícios focados num determinado aspecto da técnica de adufe
  • Cantiga tradicional – Aprendizagem de uma cantiga tradicional (incluindo uma audição crítica, o seu contexto, como foi aprendida, por quem foi ensinada, de que aldeia provém, etc…)
  • Execução da cantiga da aula e revisão da cantiga da aula anterior
  • Esclarecimento de dúvidas ou questões

Os conteúdos da turma de Iniciação seguirão o Método de Adufe – Parte I e os da turma de Intermédio os da II Parte do Método. Para além do Método de Adufe, vamos trabalhar ainda conteúdos de outros professores (Glen Velez, Zohar Fresco…), assim como padrões rítmicos de frame drums de outras culturas (Mediterrâneo, Irão, etc…), adaptados ao adufe.

Curso Extensivo de Iniciação ao Adufe – I

Duração: 5 meses Horário Domingos 18h-19h

Calendário de Setembro a Janeiro

Setembro 3, 10, 17, 24 | Outubro 8, 15, 22, 29 | Novembro 5, 12, 19, 26 | Dezembro 3, 10, 17, 24

PRINCIPIANTES: é quem quer começar a tocar adufe (ou quem já toca mas sente que tem algumas dificuldades a segurar o adufe, a colocar as mãos e a executar os golpes básicos). As aulas serão dadas de forma lenta e progressiva, voltando atrás sempre que preciso.


Curso Extensivo de nível Intermédio – I 

Duração: 5 meses Horário Domingos 19h-20h

Calendário

Setembro 3, 10, 17, 24 | Outubro 8, 15, 22, 29 | Novembro 5, 12, 19, 26 | Dezembro 3, 10, 17, 24

INTERMÉDIO: é quem já toca adufe há algum tempo, está familiarizado com os aspectos básicos e quer conhecer as novas técnicas modernas. Os conteúdos serão mais complexos que a turma de PRINCIPIANTES.


IMPORTANTE: Em caso de indisponibilidade para assistir às aulas, em directo, os alunos podem sempre ver (ou rever) a gravação completa das mesmas, que será partilhada através da pasta privada do Curso no Drive.

INFORMAÇÕES GERAIS

Preço por pessoa

Mensalidade 30€/pax | compromisso mínimo de um mês

(Pagamento via MBWAY, transferência bancária ou Paypal, uma semana antes do início do Curso.

Colocar o primeiro e último nome no pagamento, por favor.)


Formato

Extensivo, aulas em grupo, semanais, via Google Meets (link a ser aberto no browser).


Acompanhamento personalizado

De 15 em 15 dias, os alunos são convidados a enviar um vídeo com as tarefas semanais e eu comentarei personalizadamente a evolução de cada um (opcional).


Material incluído na mensalidade

Gravações completas das aulas, áudios e transcrições de exercícios para praticar entre aulas. Conteúdos exclusivos.


Material aconselhado para as aulas

Adufe, ligação à internet adequada, bloco de notas e lápis.

Vamos trabalhar a partir dos conteúdos do Método de Adufe – Parte I (Iniciação) e Método de Adufe – Parte II (Intermédio).


FAQ

É possível aprender adufe online?

Sim, este curso é estruturado para ser frequentado online.

Sigo uma metodologia em que repetimos todos os exercícios lentamente e ao ritmo do grupo. Durante as aulas estamos sempre a tocar. Os alunos seguem as minhas indicações e imitam o que estou a fazer. Eu vou fazendo correcções individuais, no momento.

Tenho cerca de 8 anos de experiência de aulas individuais e cursos online de nível básico, intermédio e avançado (para além dos 11 anos onde dei mais de 100 formações e da experiência como professor de Percussão), e pude aperfeiçoar um sistema que posso dizer tem dado frutos. O objectivo é conhecer o adufe e ter consciência de todos os aspectos da execução. De resto, por todo o mundo, é possível aprender outros frame drums online e cujos professores já os ensinam desta forma há muitos anos.

Posso começar em qualquer mês do curso ou tenho de começar em Setembro?

Idealmente, é aconselhável começar logo em Setembro, porque os conteúdos são progressivos. Caso não possa assistir às aulas online, em directo, pode aceder aos vídeos quando lhe for conveniente e recuperar a aprendizagem.

Caso pretenda começar no segundo ou terceiro mês, também é possível, revendo a primeira aula sobre os golpes básicos, postura e posição das mãos e trabalhando um pouco mais individualmente (com o meu apoio). Em todas as aulas trabalharemos técnica e os seus aspectos básicos, de maneira a consolidarmos bem as aprendizagens. Portanto, é possível começar a meio do curso.

Tenho de fazer o curso de início ao fim?

Não, o compromisso mínimo é um mês. Caso não se adapte ou não seja do seu agrado não é obrigatório continuar no curso. Acredito, que cada aluno deve procurar o professor e a metodologia que mais gosta e que melhor se adapta a si próprio.

Tenho de instalar algum software no computador?

Não, basta abrir o link no browser e aceder à reunião. O link é enviado alguns dias antes da aula.

Posso frequentar os dois cursos: PRINCIPIANTES e INTERMÉDIOS?

Os cursos têm ritmos de trabalho e conteúdos diferentes. É possível assistir aos dois, mas quem é PRINCIPIANTE tem de ter alguma resistência à frustração caso não consiga realizar os exercícios de INTERMÉDIO. Quem é INTERMÉDIO poderá assistir ao curso de PRINCIPIANTE para rever as bases. Caso não saibam qual é o vosso nível, poderão inscrever-se, assistir às aulas e se se justificar podem mudar de curso.

Quero aprender cantigas de adufe, em que turma me inscrevo?

As duas turmas vão trabalhar cantigas de adufe tradicionais. As cantigas e o toque tradicional são a base do trabalho, quer seja no contexto tradicional ou moderno. Partimos sempre da Tradição. A diferença estará no ritmo de trabalho e na dificuldade dos exercícios que faremos. Por exemplo, no nível Principiante vamos tocar as cantigas num ritmo mais lento e menos ornamentado. No nível intermédio, tocaremos num tempo mais rápido, com mais ornamentação e usando a cantiga para trabalhar algum aspecto técnico.

Quero aprender adufe moderno (novas técnicas e ritmos), em qual das turmas me inscrevo?

Tal como com as cantigas, as duas turmas vão trabalhar técnicas modernas porque essa é a minha abordagem no ensino do adufe.