Os meus adufes levam um tratamento nas peles para se poderem adaptar aos vários ambientes. Como a diversidade de lugares, casas, músicos, etc… é tanta, por vezes é necessário fazer um tratamento adicional. Se não estão contentes com o vosso adufe, contactem-me e resolvemos facilmente.

A tensão da pele é o que faz um adufe soar mais grave ou mais agudo. As suas dimensões potenciam ou não as frequências graves.

A pele do meu adufe está muito esticada e eu quero um som mais grave, o que posso fazer?

De entre todos os materiais de que são feitos os instrumentos musicais a pele natural é provavelmente o mais sensível.

Mesmo sendo de qualidade premium é muito suscetível ao ambiente (temperatura e humidade). Quando está húmido, absorve a humidade, expande-se e fica sem tensão. Quando está num ambiente muito seco, desidrata-se e encolhe, ficando muito tensa no adufe.

Por exemplo, os timbales barrocos e sinfónicos usados actualmente com pele de cabra e de vaca, produzida através de tecnologia de ponta, continuam sempre a reagir à mínima alteração de humidade ou temperatura. É um desafio constante para o executante manter a afinação.

As peles naturais têm um som único e é necessário alguns cuidados para podermos desfrutar da sua qualidade.

Timbales barrocos com pele de cabra.

Há duas circunstâncias em que temos de intervir caso a afinação não esteja do nosso agrado.

1 – A pele está sempre demasiado esticada?

Se, mesmo nas estações húmidas e frias, a pele está sempre demasiado esticada para aquilo que gostamos ou pretendemos podemos aplicar-lhe um pouco de glicerina dois lados.

A glicerina, líquida e transparente, é uma gordura de origem vegetal com uma grande capacidade higroscópica, não prejudica a pele e mantém-na hidratada. Ou seja, ao aplicarmos glicerina na pele vamos fazer com que a pele retenha água, não fique desidratada, continue flexível e como não seca, não fica tensa, nem aguda. Quando em ambientes mais secos, não sofre quase alterações.

Nos ambientes húmidos depois da aplicação de glicerina, ficará mais grave, podemos compensar a afinação com o sistema de afinação dos adufes.

À venda em farmácias, hipermercados, lojas de produtos biológicos, etc…

A glicerina deve ser aplicada em pequenas quantidades de cada vez e depois de humedecer a pele. É necessário esperar alguns dias para sentir o efeito na pele.

Como aplicar a glicerina no adufe.

2 – A pele ficou muito esticada num determinado momento?

É comum num dia de calor a pele estar mais tensa do que o normal. Em primeiro lugar, é aconselhável transportar sempre o adufe num saco impermeável, para o proteger das variações de temperatura e humidade.

Em segundo, a forma mais rápida de baixar a tensão da pele é molhá-la. Um copo com água ou um pano húmido resolvem o problema. Deita-se alguns salpicos na pele e espalha-se a água por toda a superfície, dos dois lados. Repetir até a pele estabilizar na afinação pretendida.

Em concerto, podemos usar um vaporizador de água, que é fácil de transportar e não derrama, e ir molhando a pele consoante é preciso.

IMPORTANTE: Os instrumentos de pele natural só devem ir para o palco no momento de tocar, ou se estiverem em palco têm de estar cobertos ou dentro dos sacos