Estudo I (M.Peters)

O livro Intermediate Snare Drum Studies de M. Peters é uma das obras “obrigatórias” na formação artística em Portugal, na disciplina de Percussão.

A minha proposta na interpretação deste exercício no adufe é tentar perceber e explorar a adaptação da linguagem de caixa ao adufe.

Este exercício, na disciplina de Percussão e em caixa, é usado para trabalhar o equilíbrio entre as duas mãos, o fraseado, a destreza e o controlo na execução.

A sua adaptação ao adufe lança vários desafios. Ao contrário da caixa, em que seguramos uma baqueta em cada mão, no adufe as mãos têm papéis e posições diferentes em relação ao instrumento, o que só por si já provoca golpes distintos.

No vídeo, gravei um grupo de adufeiras a tocar em uníssono e a ornamentar de forma tradicional, ou seja, podem ouvir “flams” à colcheia. As colcheias e semínimas são tocadas no Dum e as semicolcheias no Tá.

Como praticar?

Estudar sem ornamentação, tocando o ritmo que aparece escrito.

Juntar os “flams” em estilo tradicional.

Dúvidas?

Caso pretendam aprofundar os conhecimentos no adufe, aprender a ler ritmo ou tenham outra dúvida/sugestão, estou à disposição. Aulas online e presenciais.